Esta manhã recebi um mail que dizia o seguinte:
"É uma causa pela qual também devemos lutar...
Olá a todos!
Venho pedir a vossa colaboração para assinarem uma petição online. Esta petição é proposta por um grupo onde estou inserida (Nós-Adoptamos), e pela Associação Bem-me-Queres - associação de apoio à adopção.
Pretende-se recolher 4.000 assinaturas, que irão possibilitar a inserção em debate parlamentar da criação do Dia Nacional da Adopção.
Achamos este Dia necessário, porque a Adopção em Portugal é um tema muito esquecido, porque há mais de 11.000 crianças 'fechadas' em instituições, para um número de aproximadamente 800 candidaturas a pais adoptantes, porque a Segurança Social tem um número insuficiente de pessoas a trabalhar nas equipas de adopção, etc etc etc.
Queremos mudar esta situação, e queremos pôr este assunto na discussão pública. A criação de um Dia Nacional da Adopção é um primeiro passo para que tal aconteça.
Não custa nada, basta apenas aceder ao site, inserirem o vosso nome e número do Bilhete de Identidade (este último fica oculto).
Peço ainda que divulguem isto pelos vossos amigos... necessitamos das assinaturas antes do dia 10 de Novembro."
A petição está online, vão lá assinar por favor, é aqui:
http://www.peticao.com.pt/dia-nacional-adopcao
Colaborar não custa.
:)
12 comentários:
Há muita gente a querer adoptar, o pior é mesmo a burocracia.
Porque se eu quiser posso engravidar amanhã e ser mãe solteira se me apetecer. Daqui a 9 meses cá estará o rebento. Mas se eu amanhã puser os papéis para adoptar, sozinha, demoras anos. 4 anos pelo menos. Tempo demais, não achas? Tantas preocupações na entrega de uma criança que não tem ninguém, e tantas nas suas famílias biológicas e a Segurança Social nem quer saber, como no caso do Daniel que, tadito, teve de morrer às mãos da mãe do padastro e às mãos cúmplices do Estado também.
Entendo que não se deve entregar uma criança a uma pessoa doente mental ou doida ou sem capacidade financeira, mas será que é preciso demorar tanto tempo a decidir isso? Enquanto tantas crianças esperam?
O problema não é falta de adoptantes, mas sim burocracia demais. Talvez um dia... Mas se eu quiser adoptar daqui a meia dúzia de anos, talvez seja melhor meter os papéis agora, né? Só naquela...
Kiss
Parece-me que a maioria das crianças para adoptar não são as que os candidatos a pais pretendem.
Não me vejom a adoptar nenhuma.
Ianita - No meio de toda a burocracia quem sofre, são as crianças que se encontram entregues a uma instituição que por vezes não a tratam da melhor forma.
Aespumadosdias - Não podemos dizer NUNCA....
:)
Nem mais!
Eu quero ser mãe e vou ser. Não garanto que engravide. Se adoptar não será um bebé. Queria um miúdo mais velho, daqueles que já estão há muito tempo institucionalizados e que ninguém quer. Só tenho duas condições: ser saudável (eu sei que não devia ser condição, mas...) e não se chamar Francisco ou Francisca. :)
Sem dúvida que não custa ajudar, sobretudo as crianças que, tantas vezes, são prejudicadas pelas demoras nos processos de adopção.
Beijinhos brigitte
há miudas de 18 anos para adopção?
Ianita - As crianças são o melhor do mundo e por vezes há pessoas que não se lembram disso.
Pedro Barata - Lá tá, as crianças não tem culpa de um dia terem sido abandonadas.
Vicio - hummmm não sei, mas tenta procurar, pode ser que tenhas sorte.eheheh...
Pois no nosso Pais é dificil adoptar ,coisa que n se compreende quando a existem tantas crianças a precisar.
Boa Brigitte,vamos assinar.
bjs.
JA ASSINEI...
Tanto papel para preencher enquanto ha a lagrima de um criança presa nas instituições!!
eu estou nessa lista...mas sabes que existem outros processos mais morosos...e outras situacoes bem dificeis de contornar...sim mas umapeticao e mais um grito...assinarei claro...um dia conto-te qq coisa sobre isso!!
Claudia_Peixinha - Tudo no nosso pasi se tá a tornar dificil,até fazer crianças felizes.
Ondinhas - Obrigado :)
David - É verdade....tens toda a razão.
Bono - Fico a aguardar... :)
Enviar um comentário