segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Petição Sobre Adopção

Esta manhã recebi um mail que dizia o seguinte:

"É uma causa pela qual também devemos lutar...

Olá a todos!

Venho pedir a vossa colaboração para assinarem uma petição online. Esta petição é proposta por um grupo onde estou inserida (Nós-Adoptamos), e pela Associação Bem-me-Queres - associação de apoio à adopção.
Pretende-se recolher 4.000 assinaturas, que irão possibilitar a inserção em debate parlamentar da criação do Dia Nacional da Adopção.
Achamos este Dia necessário, porque a Adopção em Portugal é um tema muito esquecido, porque há mais de 11.000 crianças 'fechadas' em instituições, para um número de aproximadamente 800 candidaturas a pais adoptantes, porque a Segurança Social tem um número insuficiente de pessoas a trabalhar nas equipas de adopção, etc etc etc.

Queremos mudar esta situação, e queremos pôr este assunto na discussão pública. A criação de um Dia Nacional da Adopção é um primeiro passo para que tal aconteça.
Não custa nada, basta apenas aceder ao site, inserirem o vosso nome e número do Bilhete de Identidade (este último fica oculto).
Peço ainda que divulguem isto pelos vossos amigos... necessitamos das assinaturas antes do dia 10 de Novembro."

A petição está online, vão lá assinar por favor, é aqui:

http://www.peticao.com.pt/dia-nacional-adopcao

Colaborar não custa.

:)

12 comentários:

Ianita disse...

Há muita gente a querer adoptar, o pior é mesmo a burocracia.

Porque se eu quiser posso engravidar amanhã e ser mãe solteira se me apetecer. Daqui a 9 meses cá estará o rebento. Mas se eu amanhã puser os papéis para adoptar, sozinha, demoras anos. 4 anos pelo menos. Tempo demais, não achas? Tantas preocupações na entrega de uma criança que não tem ninguém, e tantas nas suas famílias biológicas e a Segurança Social nem quer saber, como no caso do Daniel que, tadito, teve de morrer às mãos da mãe do padastro e às mãos cúmplices do Estado também.

Entendo que não se deve entregar uma criança a uma pessoa doente mental ou doida ou sem capacidade financeira, mas será que é preciso demorar tanto tempo a decidir isso? Enquanto tantas crianças esperam?

O problema não é falta de adoptantes, mas sim burocracia demais. Talvez um dia... Mas se eu quiser adoptar daqui a meia dúzia de anos, talvez seja melhor meter os papéis agora, né? Só naquela...

Kiss

aespumadosdias disse...

Parece-me que a maioria das crianças para adoptar não são as que os candidatos a pais pretendem.
Não me vejom a adoptar nenhuma.

Brigitte disse...

Ianita - No meio de toda a burocracia quem sofre, são as crianças que se encontram entregues a uma instituição que por vezes não a tratam da melhor forma.

Aespumadosdias - Não podemos dizer NUNCA....

:)

Ianita disse...

Nem mais!

Eu quero ser mãe e vou ser. Não garanto que engravide. Se adoptar não será um bebé. Queria um miúdo mais velho, daqueles que já estão há muito tempo institucionalizados e que ninguém quer. Só tenho duas condições: ser saudável (eu sei que não devia ser condição, mas...) e não se chamar Francisco ou Francisca. :)

PB disse...

Sem dúvida que não custa ajudar, sobretudo as crianças que, tantas vezes, são prejudicadas pelas demoras nos processos de adopção.

Beijinhos brigitte

Vício disse...

há miudas de 18 anos para adopção?

Brigitte disse...

Ianita - As crianças são o melhor do mundo e por vezes há pessoas que não se lembram disso.

Pedro Barata - Lá tá, as crianças não tem culpa de um dia terem sido abandonadas.

Vicio - hummmm não sei, mas tenta procurar, pode ser que tenhas sorte.eheheh...

claudia disse...

Pois no nosso Pais é dificil adoptar ,coisa que n se compreende quando a existem tantas crianças a precisar.

Boa Brigitte,vamos assinar.

bjs.

Anónimo disse...

JA ASSINEI...

[_David_] disse...

Tanto papel para preencher enquanto ha a lagrima de um criança presa nas instituições!!

bono_poetry disse...

eu estou nessa lista...mas sabes que existem outros processos mais morosos...e outras situacoes bem dificeis de contornar...sim mas umapeticao e mais um grito...assinarei claro...um dia conto-te qq coisa sobre isso!!

Brigitte disse...

Claudia_Peixinha - Tudo no nosso pasi se tá a tornar dificil,até fazer crianças felizes.

Ondinhas - Obrigado :)

David - É verdade....tens toda a razão.

Bono - Fico a aguardar... :)