quarta-feira, 23 de julho de 2008

"Pise Seguro"


Bom dia,

Com a chegada do calor temos mais vontade de andar descalços ou com chinelos, no entanto, temos que ter um pouco mais de cuidado com os nossos pés, isto porque são os que levam com o nosso peso, com calor, humidade, ganham calos e merecem ser um pouco mais bem tratados.

Se os pés não estão bem cuidados, isso nota-se na expressão do rosto, no desiquilíbrio do andar e da postura. Pés maltratados provocam tensão e irritabilidade. Se não conseguimos dispensar saltos agulha e biqueiras finas - as mulheres têm tendência para sacrificar o bem-estar em detrimento da moda - alternem o uso desse tipo de calçado com modelos confortáveis e andem descalças sempre que tiverem oportunidade. Mantenham, por exemplo, um par de chinelas ortopédicas no carro e outro sob a secretária para descansar os pés enquanto ninguém repara...


Alguns conselhos:

Usar o tamanho certo. Não cair na tentação de comprar o número abaixo porque adorou aquele modelo que está em saldo e a loja já não tem o seu tamanho.

Cuidado com os pachos para calos. Estes produtos contêm ácidos capazes de corroer a pele doente mas que, de caminho, dão cabo também a pele saudável.

Não cortar as peles salientes. Isso só vai piorar a situação. Assim que a calosidade surge, aplique oleo para amaciar a pele.

Mergulhar os pés em água morna com um pouco de chá de camomila diluído. Isto vai amaciar a pele mais dura. Depois aplicar um creme (pode ser para as mãos) com 20% de ureia. Fazer diariamente.

Pingue ácido cítrico na área calejada ou ensopar um disco de algodão em sumo de limão e aplicar na área calejada durante alguns minutos antes de se deitar. Na manhã seguinte esfregar com pedra pomes para eliminar a pele morta.

Evitar usar sapatos de salto alto e biqueira fina. Este tipo de calçado faz o pé deslizar para a frente, esmagando os dedos e comprometendo a postura. Opte por sapatos de cunha ou com salto baixo/médio e largo e biqueira redonda ou quuadrada. Os mocassins são confortaveis e nunca saiem de moda.

Deixar a pele respirar. Prefira sapatos fabricados em cabedal e meias de algodão.

4 comentários:

Vício disse...

isto tudo é alguma receita de chispe?

Cláudia disse...

Eu ganho uma irritação no verão, fico com os dedos numa desgraça, mas são apenas 2.
Este ano curiosamente ainda não apareceu.
JUlgo que era um fungo mal curado (espero eu).
Mas tento ter cuidado com os sapatos, até porque não aguento estar muito tempo em pé, como tu sabes!

aespumadosdias disse...

No verão não consigo andar com meias. Há dias que ando cheio de dores. Devia por 1 creme.
Até ao próximo post.

Brigitte disse...

Em resposta:

Vicio - Depende do ponto de vista...

Claudia - Depois de descobrir as maravilhas da pedicure não quero outra coisa.

Aespumadosdias - Os nossos pezinhos merecem um cremezinho de vez enquando,eheheh.